segunda-feira, 30 de abril de 2012

Laos - Vientiene



Laos > O Laos  é um país  asiático, localizado na Indochina e limitado a norte pela  China, a leste pelo Vietnã a sul pelo Camboja, a sul e oeste pela Tailândia e a oeste por Myanmar.

História: A região que hoje é o Laos foi dominada pelo rei Nanzhao até o século XIV, sucedido pelo rei Lan Xang A dinastia de Lan Xang foi ao declínio no século XVIII quando a Tailândia assumiu o controle da área setentrional do reino. No século XIX, a França que já dominava o Vietnã, assume também o protetorado do Laos, formando assim a Indochina em 1893. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão invadiu o Laos. Com o fim da guerra, em 1945, o Laos proclama o fim do protetorado, sob a liderança do rei Sisavang Kong. No entanto, a França apenas em1949 aceita alteração ao estatuto do país: primeiro torna-se estado associado da República Francesa e em 1954, reino independente.
A instabilidade política na região causada pela Guerra Fria causa uma guerra civil e diversos golpes de estado. Em 2 de dezembro de 1975 é proclamada a República e instalado o governo comunista Pathet Lao apoiado pelo Vietnã e pela União Soviética destronando o governo do rei  Savang, apoiado pela França e pela sociedade com os Estados Unidos.


Geografia: O Laos é uma nação sem saída para o mar , localizada no sudeste asiático. Basicamente é formado ao oeste pela planície florestal do mais importante rio do país, o Mekong, e os planaltos escarpados da região central, onde localiza-se o ponto mais elevado no monte Phou Bia (2.817 metros), e em toda fronteira leste com o Vietnã. Cobre 236.800 km², fazendo fronteira com Mianmar, Camboja, República Popular da China, Tailândia e Vietnã.  A migração e conflitos internacionais contribuíram à composição étnica atual do país e à distribuição geográfica de seus grupos étnicos.É bastante baixo o volume de chuvas e as temperaturas em todo o país são bem elevadas.



§  População: 6.677.534 hab. (2008)
§  Densidade demográfica: 28 hab/km²
§  Idade média da população: 19,2
§  Crescimento demográfico: 2,34%
§  Expectativa média de vida: 56,29
§  Idiomas Oficiais:  laociano / francês / inglês
§  Etnias: Lao Loum, 68% - Lao Theung, 22 % - Lao Soung, 9 %
§  Religiões: Budismo, 65% - Animista, 32,9 % - Catolicismo e outros, 2,1 %

Vientiene - A capital


> That Louang: Predio religioso mais importante do Laos. E considerado o simbolo nacional do pais.













> Tuk-Tuk no Laos: 
Tuk-tuk  é um triciclo com cabine para transporte de dois, três ou seis passageiros muito utilizado em grandes cidades da Índia e do sudeste asiático, nas quais o trânsito é muito congestionado. Existe a motor e a pedal. No Laos, esta repleto de tuk-tuks por todos os lados.


> Lang Xang Avenue & Patouxai: 
A avenida Lang Xang foi construida com base na Champs Elysees de Paris e o Patouxai imitando o Arco do Triunfo. 



> Presidential Palace & Haw Pha Kaew: O Haw Pha Kaew era o templo budista pessoal do rei. Hoje funciona como museu de arte e antiguidades.

> Wat Sisaket: O templo mais antigo de Vientiane. O unico a sobreviver o ataque dos siameses.





> Buddha Park: 
Localizado no Mekong River, a 27 km do centro de Vientiane.

























O Vietnã sob a perspectiva da Guerra

Este é um bom site na internet para que você possa ver Fatos e fotos sobre a Guerra do Vietnã ! Se você pensa em viajar ao Vietnã um dia prepare-se antes pois entender a Guerra é entender muito do Vietnã dos dias de hoje.


> Top 5: Filmes sobre a Guerra do Vietnã

Infelizmente, nunca assisti um filme vietnamita sobre a guerra, o que permitiria ter outra visão do confronto.  Das produções americanas, as cinco abaixo, na minha opinião são as melhores. Deixe a sua opinião nos comentários.

O cinema americano já produziu milhares de filmes sobre a Guerra do Vietnã. A maioria deles estão carregados de clichês patrióticos e são obras sem valor. Mas há filmes, que tentam na medida do possível, entender o incompreensível: o auge da loucura humana a transformar homens que não se conhecem em inimigos mortais.

O Franco Atirador

O Franco Atirador ( The Deer Hunter) foi produzido em 1978, apenas três anos após o fim da guerra. Dirigido por Michael Cimino, tem no elenco Robert de Niro, Meryl Streep e Cristopher Walken. A produção ganhou cinco óscares em 1979. 

"A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem, mas não se massacram." (Paul Valéry)


Nascido Para Matar

Nascido Para Matar ( Full Metal Jacket ), 1987, com direção de Stanley Kubrick, mostra o homem cuja humanidade foi arrancada, o homem cuja consciência está morta, o homem reduzido à uma besta selvagem.
"Seria um crime mostrar os lados bons da guerra, ainda que ela os tivesse." (Henry Barbuse)


Pecados de Guerra

É possível manter a sanidade no meio do caos da guerra? Em Pecados de Guerra ( Casualties of War ) de 1989, o diretor Brian de Palma tentar responder a essa questão. O filme conta com Michael J. Fox no papel principal.
"Somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos feridos, é que clamam por sangue, vingança e mais desolação. A guerra é o inferno." (Gen. William T. Sherman)




Platoon

Platoon, de 1986, foi escrito e dirigido por Oliver Stone. Tem no elenco nomes como: Charlie Sheen, Johnny Deep e Forest Whitaker. Ganhou três óscares em 1987. 
"Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem." (Jean-Paul Sartre) 


Apocalipse Now

Apocalipse Now,  1979,  é baseado no livro: O Coração das Trevas, de Joseph Conrad. Dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado por  Martin Sheen e Marlon Brando, o filme ainda conta no elenco com os então jovens, Harrisson Ford e Laurence Fishburne.
Há cenas surreais no filme, cenas que injetam na mente a sensação de estarmos encarcerados num hospício. É o caos a imperar no coração do homem. 

"Nossos livros de escola glorificam a guerra e escondem seus horrores. Eles incutem ódio nas veias das crianças. Eu preferiria ensinar paz do que guerra. Eu preferiria incutir amor do que ódio." (Albert Einstein)


domingo, 29 de abril de 2012

Sa Pa City - Vietnã




Sa Pa > Localizada a 40 km de Lao Cai, onde chegamos depois de 300 km de trem, vindo de Hanoi (9 horas de viagem). Famosa pela localização da montanha mais elevada do Vietnam chamada Fan Xi Pan.  Antigo local de descanso dos franceses, Sa Pa possui um clima aconchegante com uma paisagem magnifica com vista para as montanhas e vales verdes dos arrozais que estão por toda a parte. De Sa Pa saímos para conhecer os distintos vilarejos das etnias: Hmong, Dao e Giay onde os costumes, as vestimentas e o próprio idioma sao diferentes entre si.

- Bamboo Sapa Hotel - www.bamboosapahotel.com.vn

Como chegamos: Trem desde Hanoi para Lao Cai (10 horas de duração). De Lao Cai, bus para Sa Pa.











> Daily Market
Vende de tudo. Aqui finalmente vimos um pouco de tudo. 
Sapos, cobras, um pobre cachorrinho com cabeça e tudo e também umas baratinhas para servir de aperitivo. 
O que nos chamou mais atenção é que eles vendem a carne no mercado sem refrigeração alguma, em cima de uma mesa e ainda dormem na mesma mesa.









> Cat Cat Village
Casas rústicas de madeiras escondidas entre arvores frutíferas e bambuzais, está a 3 km de distancia da cidade e a melhor forma de conhecer é através de um trekking até a village.







> Ta Van Village
Ta Van consiste em 2 outras vilas que ficam logo após o cruzamento de uma ponte suspensa de madeira, onde vivem as comunidades de Giay e Dao.




> Trekking
Você na pode ir para Sa Pa e nao fazer um trekking. O primeiro dia fizemos um curto de apenas de 3 km para Cat Cat Village e no segundo dia fizemos o mais longo, 12 Km para Ta Van Village. O mais engraçado é que as mulheres Hmong seguem voce silenciosamente (a principio) por todo o trajeto e vão tentando te conquistar dando pequenos presentes que elas produzem no momento com as flores e vegetação local. No final da viagem, voce se sente comprometido a comprar alguma coisas que elas vendem. Acabamos comprando 2 faixas de roupa (cintos) que nunca na vida vamos usar!!! 

Nota especial: Se não fosse por estas mulheres, a Virginia estaria até agora no alto de um morro onde ela empacou e nao queria descer de forma alguma. Precisou ser guinchada por 3 Hmong morro abaixo...

NorthFace Products: todos os ítems da NorthFace são produzidos no Vietnã e as mercadorias com pequenos defeitos ou o excedente da produção é vendido aqui por preços baratíssimos. Em Sa Pa, o [unico local frio do Vietnã, esse produtos estão por toda parte e foi uma tentação não comprá-los.  Jaquetas e Tenis por USD 30 !!  Calças por USD 15!