domingo, 29 de abril de 2012

Hanoi City - Vietnã


Hanoi City >  é considerada a menor e mais elegante capital no Vietnam. Dada a importância política e histórica de Hanoi,  a cidade de 3.000.000 de habitantes é motivo de orgulho para o povo vietnamita. É marcante o caos do transito gerado pelas milhares de motocicletas que circulam sem regra alguma, carregando tudo o que nunca imaginamos ser possível carregar em uma motocicleta: gansos, dezenas de abacaxis, porcos, colchões, galinhas, caixas e mais caixas de cerveja, dezenas de rolos de papel higiênico, entre outros. 


A vida social, econômica e cultural do povo vietnamita mudou rapidamente desde1990. Em muitas localidades, os povos estão mudando seu sistema de culturas e criação de animais, aumentando os investimentos em produção, adotando máquinas agrícolas, e aplicação da tecnologia científica. Gradualmente, as populações estão a desenvolver uma economia de mercado.

Numerosas famílias melhoraram suas condições de vida e alguns até se tornar rico.Alguns grupos étnicos que antes praticavam a agricultura itinerante agora praticar agricultura tradicional em locais fixos.

Os sistemas de ensino melhorar diariamente. As escolas especiais para as minorias étnicas foram construídas, e o nível de conhecimento é continuamente crescente. O sistema de saúde estende-se a cada município e vila. A medicina preventiva, saúde planejamento familiar estão conseguindo resultados.

As instituições culturais foram estabelecidas. A essência cultural dos povos étnicos é utilizada, preservada e desenvolvida.


Como chegamos: Vôo desde Da Nang pela Vietnam Airlines.



- Thang Long Water Puppet Theatre thanglongwaterpuppet.org
Tradicional show de bonecos que data desde a época do império. São bonecos na água que dançam e encenam histórias antigas ao som de instrumentos originais antigos ainda utilizados. Musica de excelente qualidade.


- Bia Hoi - Um quarteirão cheio de locais que servem cerveja local que vale a pena experimentar: Bia Hoi. A cerveja dura 1 semana e é bastante apreciada pela população local e por nós :) 


- Ho Chi Minh Mausoleum complex

- Museum of Ethnology of Vietnam www.vme.org.vn






- Templo da Literatura: Confúcio (Wikipédia, a enciclopédia livre)


Confúcio ensinando, retratado por Wu Daozi, Dinastia Tang

Nascimento: 28 de Setembro de 551 a.C.
Morte: 479 a.C. (72 anos)


Confúcio, literalmente "Mestre Kong", foi um pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos.

A filosofia de Confúcio subli
 uma nhava moralidade pessoal e governamental, também os procedimentos correctos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam relevo na China sobre outras doutrinas, como o legalismo e o taoismo durante a Dinastia Han. Os pensamentos de Confúcio foram desenvolvidos num sistema filosófico conhecido por confucianismo.

Porque nenhum texto é demonstrável ser de autoria de Confúcio, e as ideias que mais chegadas lhe eram foram elaboradas em escritos acumulados durante o período entre a sua morte e a fundação do primeiro império chinês em 221 a.C., muitos académicos são muito cautelosos em atribuir asserções específicas ao próprio Confúcio. 

Os princípios de Confúcio tinham uma base nas tradições e crenças chinesas comuns. Favorecia uma lealdade familiar forte, veneração dos ancestrais, respeito para com os idosos pelas suas crianças (e, de acordo com intérpretes posteriores, das esposas para como os maridos), e a família como a base para um governo ideal. Expressou o conhecido princípio, "não faças aos outros o que não queres que façam a ti", uma das versões mais antigas da ética da reciprocidade.

Ideais

A sua ideologia de organização da sociedade procurava também recuperar os valores antigos, perdidos pelos homens de sua época. No entanto, em sua busca pelo Tao, ele usava uma abordagem diferente da noção de desprendimento proposta pelos taoístas. A sua teoria baseava-se num critério mais realístico, onde a prática do comportamento ritual daria uma possibilidade real aos praticantes de sua doutrina de viverem em harmonia.

Confúcio não pregava a aceitação plena de um papel definido para os elementos da sociedade, mas sim que cada um cumprisse com seu dever de forma correta. Já o condicionamento dos hábitos serviria para temperar os espíritos e evitar os excessos. Logo, a sua doutrina apregoava a criação de uma sociedade capaz, culturalmente instruída e disposta ao bem estar comum. A sua escola foi sistematizada nos seguintes princípios:
- Ren, humanidade (altruísmo);
- Li, ou cortesia ritual;
- Zhi, conhecimento ou sabedoria moral;
- Xin, integridade;
- Zhing, fidelidade;
- Yi, justiça, retidão, honradez.

Cada um desses princípios ligar-se-ia às características que para ele se encontravam ausentes ou decadentes na sociedade.

Confúcio não procurou uma distinção aprofundada sobre a natureza humana, mas parece ter acreditado sempre no valor da educação para a condicionar. Sua bibliografia consta de três livros básicos, sendo que os dois últimos são atribuídos aos seus discípulos:
- Lun yu (Diálogos, Analectos), no qual se encontra a síntese de sua doutrina.
- Dà Xué (大学) (Grande Ensinamento) e
- Zhong Yong (Jung Yung), ou a "Doutrina do Meio".

Após sua morte, Confúcio recebeu o título de "Lorde Propagador da Cultura Sábio Supremo e Grande Realizador", nome que se encontra registado em seu túmulo.

                                   

- Tran Kuoc Pagoda





- Nas oferendas para Budha tinha até caixa de alfajores de chocolate !




Nenhum comentário:

Postar um comentário